quinta-feira, novembro 29, 2007

Vem aí o Monumento ao Nicolino

Antevisão do monumento nicolino, de José de Guimarães. Imagem obtida aqui.

Ainda este ano, as festas Nicolinas serão celebradas com uma escultura-monumento, concebida pelo artista vimaranense José de Guimarães. A escultura evoca a capa usada pelos nicolinos, a ondular, representada a vermelho, em vez do preto tradicional. A inauguração esteve inicialmente prevista para o dia do Pinheiro, mas teve que ser adiada, por razões técnicas. A escultura, que foi produzida numa oficina de Alcochete, ficará implantada perto da nossa escola, junto à igreja dos Santos Passos, no mesmo lugar onde é enterrado o pinheiro que anuncia as festas dos estudantes. A sua instalação será acompanhada por José de Guimarães.

De seu nome completo José Maria Fernandes Marques, o autor do monumento ao nicolino adoptou o nome artístico de José de Guimarães como homenagem à terra que o viu nascer no dia 25 de Novembro de 1939. Depois de completar os estudos secundários em Guimarães e em braga, ingressou na Academia Militar, arma de Engenharia. Licenciou-se em Engenharia no ano de 1965. Entre 1967 e 1974 esteve em Angola. O contacto com a cultura e a arte africanas marcará profundamente a sua obra.

José de Guimarães é hoje uma das figuras mais destacadas na nossa arte, gozando de assinalável reconhecimento internacional. Obras de sua autoria estão espalhadas pelos quatro cantos do mundo.

Saber mais sobre José de Guimarães.


Sem comentários: