quinta-feira, novembro 22, 2007

S. Nicolau: a tradição

As Festas Nicolinas, que estão aí à porta, têm a sua origem nas festividades que, durante a Idade Média, eram dedicadas ao Bispo de Myra (na actual Turquia) S. Nicolau, cuja vida decorreu entre os anos de 270 e 313 depois de Cristo.

Conta-se que na terra natal de S. Nicolau viviam três irmãs que, por serem pobres, não se podiam casar por falta de dinheiro para os respectivos dotes. O seu pai terá decidido vendê-las, assim atingissem a idade de casar. Nicolau soube desta intenção e, quando a rapariga mais velha estava para ser vendida, atirou, durante a noite, pela janela da casa do pobre homem uma bolsa com ouro suficiente para o dote, que caiu numa meia que estava a secar junto da chaminé. Fez o mesmo quando a segunda filha atingiu a idade adulta. O pai, desconfiado, escondeu-se para descobrir de onde viria tanta bondade. Acabou por reconhecer Nicolau e logo espalhou a fama da sua generosidade.

Mais tarde, S. Nicolau estaria na origem de alguns milagres em que foram salvas crianças, tornando-se seu padroeiro. É por isso que, geralmente, é representado com três crianças aos pés.

Os holandeses, que o conheciam por Sinter Klaas, levaram para a América, ainda no século XVII, a tradição de dar presentes às crianças, com base na lenda de S. Nicolau. Assim nasceria a figura de Santa Klaus, o Pai Natal que todos conhecemos nos dias de hoje.

Os estudantes de Guimarães celebram S. Nicolau, todos os anos, entre o dia 29 de Novembro e o dia 7 de Dezembro, mantendo uma tradição que perpetua o culto que antigamente lhe era feito pelos meninos do coro das antigas catedrais e colegiadas.

Saber mais sobre S. Nicolau

Sem comentários: