domingo, outubro 28, 2007

Objectivo 2012, ano 1

Com a designação para Capital Europeia da Cultura de 2012, a Cidade de Guimarães vê-se coloca-se perante um dos maiores desafios da sua história, para o qual se impõe um trabalho de motivação, preparação e formação que terá de ser iniciado desde já, no qual a Escola irá, necessariamente, desempenhar um papel fundamental.

Na decisão de 26 de Julho de 2006 do Parlamento Europeu e do Conselho (PE-CONS 3611/06), que institui a acção comunitária de apoio à manifestação designada por Capital Europeia da Cultura para os anos 2007 a 2019, na parte em que se refere à Cidades e Cidadãos, indica-se que o programa a desenvolver deverá ter como objectivos:

a) Promover a participação dos cidadãos que vivem na cidade e arredores, suscitando o seu interesse, bem como o interesse de cidadãos de outros países;

b) Ser sustentável e integrar-se no desenvolvimento cultural e social da cidade a longo prazo.

Neste contexto, o Agrupamento de Escolas Egas Moniz, ciente da sua responsabilidade educativa, cultural e social e do papel que também lhe cabe na formação de públicos e de agentes das diversas manifestações culturais, entendeu lançar o projecto Objectivo 2012, dirigido a toda a comunidade escolar, com o propósito de aprofundar o conhecimento da realidade histórica, patrimonial e cultural de Guimarães e da sua região, valorizando a diversidade presente na nossa identidade local e destacando os aspectos que a enquadram no espaço comum da cultura europeia.

No ano lectivo de 2007/2008, o tema proposto para este projecto tem como principal propósito aprofundar o conhecimento do património da Cidade de Guimarães (ruas, praças, casas, monumentos…), passando além da sua dimensão física, propiciando a (re)descoberta de uma cidade com história própria e com gente dentro, onde em cada pedra se encontram as marcas do tempo e em cada pessoa se encontra uma história de vida. A ideia é abordar do património indo um pouco para lá do granito, (re)valorizando a dimensão humana da cidade.

O que se propõe é que os alunos sejam motivados para desenvolverem, nomeadamente na Área de Projecto, trabalhos de pesquisa e conhecimento da cidade e do seu património. Para o efeito, o território da cidade, circunscrito à malha urbana do centro histórico e espaços confinantes, será dividida em zonas. Cada turma envolvida poderá tratar de uma (ou mais do que uma) dessas zonas, de modo a que, no final do ano, se encaixem como as peças de um puzzle que permita o conhecimento, em simultâneo, do todo e das partes que o compõem. Entre os aspectos que poderão ser tratados, contam-se a história das ruas e das praças, a sua toponímia, antiga e actual, descobrindo porque é que os sítios têm aqueles nomes, os edifícios que lá se encontram, as actividades desenvolvidas em cada lugar, as pessoas que lá moram, as tradições que se contam, etc. Para cada área a trabalhar será disponibilizada uma listagem de bibliografia e outros materiais de trabalhos eventualmente úteis, além do acompanhamento científico, sempre que se entenda necessário.

Os resultados a apresentar por cada turma poderão assumir as mais diferentes formas e suportes (mais importante do que o produto final a concretizar, será o conhecimento obtido por cada um dos participantes como resultado deste projecto). No entanto, fará sentido realizar algo que dê visibilidade ao conjunto do trabalho realizado. Por exemplo, um roteiro da cidade, uma publicação, uma exposição, etc.

Nesta iniciativa, contaremos com a colaboração das entidades ligadas ao turismo e dos museus da cidade.

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