domingo, outubro 28, 2007

No teatro: O Principezinho

Quando passam sessenta anos sobre a publicação de O Principezinho, de Saint-Exupéry, os alunos do segundo ciclo da nossa Escola vão ao Teatro Tivoli, no Porto, no próximo dia 14 de Novembro, assistir à peça que o encenador Filipe La Féria concebeu a partir daquela obra-prima da literatura infantil, com o objectivo de “aproximar o mundo deste autor eterno com as crianças, o seu público se sempre”. Para tal, a encenação socorreu-se das novas tecnologias do vídeo, da luz e do som.

Numa altura em que o sonho se afasta cada vez mais do quotidiano de cada um, Filipe La Féria afirma pretender, com este trabalho “apelar à imaginação das crianças que visitam o Teatro Politeama, para que o jovem público de hoje possa, em anos vindouros, ensinar os seus filhos os mesmo ideais e valores, para que as futuras gerações vivam num planeta mais solidário, mais sensível e mais feliz”.


O Autor: Antoine de Saint-Exupéry

Antoine-Jean-Baptiste-Marie-Roger de Saint-Exupéry (29 de Junho de 1900, Lyon - 31 de Julho de 1944, Mar Mediterrâneo) foi um escritor, ilustrador e piloto da Segunda Guerra Mundial.

Faleceu durante uma missão de reconhecimento sobre Grenoble e Annecy. A 3 de Novembro, em homenagem póstuma, recebeu as maiores honras do exército. Porém, o seu corpo e os escombros do avião nunca foram encontrados.

As suas obras foram caracterizadas por alguns elementos em comum, como a aviação ou a guerra. Também escreveu artigos para várias revistas e jornais de França e outros países, sobre vários assuntos, como a guerra civil espanhola e a ocupação alemã da França.

No entanto "O Principezinho" (1943) é a sua obra prima. Foi escrito durante o exílio nos Estados Unidos.

"O Principezinho" é uma obra aparentemente simples, mas, apenas aparentemente. É profunda e contém todo o pensamento e a "filosofia" de Saint-Exupéry. Apresenta personagens plenos de simbolismos: o rei, o homem de negócios, o geógrafo, a raposa, a flor, o vaidoso solitário e a serpente, entre outros. O pequeno príncipe vivia sozinho num planeta do tamanho de uma casa. No planeta havia também uma flor, uma formosa flor de grande beleza mas muito vaidosa. Foi a vaidade da rosa que fez entristecer o Principezinho e o levou a começar uma viagem que o trouxe finalmente à Terra, onde encontrou diversos personagens a partir dos quais conseguiu descobrir o segredo do que é realmente importante na vida.

É um conto muito belo e de uma deslumbrante poética que nos mostra uma profunda mudança de valores e nos ensina como nos equivocamos na avaliação das coisas e das pessoas que nos rodeiam e como esses julgamentos nos levam à solidão. Entregamo-nos às nossas preocupações diárias, tornamo-nos adultos de forma definitiva e esquecemos a criança que fomos. "O Principezinho" é uma obra eterna e um verdadeiro Património da Humanidade.

Entre as principais obras deste autor estão: "O aviador" (1926); "Correio do sul" (1929); "Voo nocturno" (1931); "Terra de homens" (1939); "Piloto de guerra" (1942) e "O Principezinho" (1943).

Sem comentários: