terça-feira, abril 08, 2008

Oficina de escrita com Luísa Costa Gomes

A escritora Luísa Costa Gomes, estará na nossa Escola no próximo dia 9 de Abril, para dinamizar uma oficina de escrita e leitura , integrada no Projecto Artes na Escola, coordenado pela DGIDC (Direcção Geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular) que pretende fomentar o contacto entre professores-escritores e alunos de todo o país, através de um programa de actividades a desenvolver pelos escritores nas escolas.

Luísa Costa Gomes é Professora do Ensino Secundário e tem uma vasta obra literária, como contista, romancista, dramaturga, cronista. Publicou quatro romances, quatro volumes de contos, dois librettos, nove peças de teatro, entre as quais Nunca Nada de Ninguém, Clamor (sobre textos do Padre António Vieira), Duas Comédias, O Céu de Sacadura, peças que foram encenadas no ACARTE (Fundação Gulbenkian), Teatro Nacional D. Maria II, Teatro Nacional de S. João, Teatro Rivoli, Teatro Camões (ópera Corvo Branco, EXPO 98), Teatro Villaret, etc.. É também tradutora, tendo traduzido filmes, teatro e ficção. Dirige a revista Ficções (revista de contos).

Recentemente, publicou um romance intitulado A Pirata, onde ses narra a vida de Mary Read, que se lê como um romance de acção e aventura para todas as idades. Escrito com simplicidade e humor, A Pirata acompanha as etapas da curta vida desta mulher que nasceu em Inglaterra nos finais do século XVII e que, logo de início, viu o seu destino marcado pelo nascimento ilegítimo e a morte do meio-irmão, ainda bebé. Vestida e criada como rapaz, Mary Read alistou-se ainda muito jovem no exército da Rainha Ana e partiu para a guerra da Flandres, onde se distinguiu pela coragem e pela disciplina em várias campanhas militares. Mas a paixão por um soldado holandês e o fim temporário da guerra na Europa levaram-na a novas andanças e a novos horizontes.

A Pirata é uma biografia ficcionada da célebre Mary Read, uma das poucas piratas de que há memória. Conhece-se a história de Mary Read pela breve descrição que dela faz o Capitão Charles Johnson na História Geral dos Piratas. Sabe-se que ela nasceu em Inglaterra, que foi soldado na Flandres, que foi capturada na Jamaica com a tripulação do famoso Capitão Calico Jack Rackam e a sua amante, a terrível Anne Bonny. Condenadas à morte na forca, Mary Read e Anne Bonny viram a sentença adiada por estarem ambas grávidas. Mary Read veio a morrer na prisão, em Abril de 1721.

Sem comentários: