sexta-feira, janeiro 05, 2007

6 de Janeiro: dia das Reisadas

Cantar os Reis constitui uma tradição ancestral intensamente vivida entre os dias 6 e 19 do primeiro mês do ano. Mais uma vez, tal como acontece há largos anos, a Câmara Municipal de Guimarães promove as Reisadas, numa iniciativa que conta com a indispensável participação de grupos musicais de Guimarães.

Com raízes no universo religioso (adoração dos Reis Magos a Jesus), as luzes do profano se encarregaram de lhe dar novos matizes.

"Reclamar a parte de Deus" de porta em porta tem sido motivação e objectivo de todos quantos, durante aproximadamente 15 dias, calcorreiam os caminhos do Concelho, contribuindo decisivamente para manter uma tradição secular que imposta salvaguardar.

Tem sido este o objectivo da Câmara Municipal, ao promover desde há largos anos as Reisadas, para o que contámos com a indispensável participação de grupos musicais de Guimarães.

As Reisadas, para além de preverem circuitos que levam os grupos participantes a percorrer muitas artérias da Cidade e a visitar muitas das suas instituições sociais, terminavam habitualmente com um concurso de reis, que se desenrolava de acordo com um regulamento aprovado pela Câmara Municipal.

O principal momento das Reisadas de 2007 decorrerá a partir das 21 horas de sábado, dia 6 de Janeiro, no Largo da Oliveira.

A partir de informação da Câmara Municipal de Guimarães

2 comentários:

Anónimo disse...

As reisadas são uma tradição muito enraizada no nosso país e todos os anos na minha aldeia passam por casa grupo musicais como os escuteiros acompanhados do padre ou o grupo dos catequistas que cantam com um único objectivo: arranjar dinheiro para as obras da igreja. Enfim, não passa de mais uma iniciativa para ajudar a Igreja.

Anónimo disse...

apesar de um certo cinismo o anónimo que me antecede não deixa de ter razão. escuteiros, catequistas, padres e leigos, "cantando e rindo", lá vão enchendo o papo da comissão fabriqueira...