sábado, maio 24, 2008

Os gentis estripadores

Para quem tem bom estômago, aqui ficam duas reportagens de aulas experimentais de anatomia.

Personagens: duas turmas de jovens momentaneamente sanguinários.

Vítimas: vísceras de porco indefesas.

Cenário: Laboratório de Ciências Naturais da nossa Escola.

Take 1: 9.º C


Take 2: 9.º D

sexta-feira, maio 23, 2008

Sarau musical


No passado dia 16 de Maio realizou-se, no Salão Nobre da Sociedade Martins Sarmento, um Sarau Musical com a participação de jovens músicos da Escola E.B. 2,3 Egas Moniz.

Segundo a organização foi um verdadeiro sucesso, a sala estava completamente cheia de familiares, professores, alunos e alguns curiosos, que preencheram todo o espaço da sala, para ver as pequenas grandes estrelas actuar.

Foi uma grande noite onde muitos sonhos se cumpriram e muitas lágrimas de emoção se derramaram de orgulho, dos pais por verem os seus pequenos ídolos actuarem tão bem e dos organizadores por ver uma tão boa audiência.

A noite teve como momento alto a homenagem e despedida, dos alunos da turma organizadora, da escola e de professores queridos.

Assim se começou a preparar uma cidade melhor para ser exposta em 2012 com a capital Europeia da Cultura.

Turma 9ºD

quinta-feira, maio 15, 2008

16 de Maio: Sarau Musical

Desde o início do ano lectivo, que na Escola E.B. 2,3 Egas Moniz, na área curricular não disciplinar – área de projecto – os alunos estão a desenvolver o tema “Objectivo 2012 – ano 1”, tendo em vista Guimarães capital europeia da cultura em 2012, jovens adolescentes que desde cedo tentam dinamizar a cidade para o ano de 2012 e preparar públicos para a grande afluência de eventos culturais no futuro.

A turma 9º D, em colaboração com a Academia de Música Valentim Moreira de Sá, está a organizar um concerto que junta todos os alunos dessa escola que pertencem à Academia de Música ou outras. O concerto será para toda a comunidade escolar, pais, encarregados de educação, alunos, representantes do município, entre outros. O espectáculo esta a ser organizado pelos alunos da turma em conjunto com alguns professores.

O concerto vai realizar-se no dia 16 de Maio, sexta-feira, pelas 21:30h, no Salão Nobre da Sociedade Martins Sarmento. A entrada será gratuita e toda a cidade está convidada a não faltar. Novos talentos irão ser conhecidos.

sábado, maio 10, 2008

Visita pedagógica ao Viva Park – S. Torcato

No passado dia 2 de Maio, os alunos do 5.º ano da nossa escola viveram um dia diferente. Deslocaram-se pela manhã ao Viva Park em S. Torcato.

Como estávamos entusiasmados e curiosos pelo dia que nos aguardava. Para a maioria fazer o Circuito das Pontes e andar no Slide foi uma autêntica aventura que não esqueceremos. Houve alguns receios e medos que foram vencidos no espírito de equipa que nos uniu.

O que nos marcou também foi o convívio entre alunos, professores, a menina Sílvia e os monitores.

E aquele almoço? Que bem que nos soube naquele espaço verdejante, magnífico, agradável…

Ah, tivemos tempo para brincar, jogar a bola e passear. Foi um dia único que se devia repetir.

Notícia elaborada pelos alunos do 5º F

terça-feira, maio 06, 2008

Palestra sobre hipertensão

Uma palestra sobre hipertensão terá lugar na nossa Escola, no próximo dia 9 de Maio. É uma iniciativa conjunta da Sociedade Portuguesa de Hipertensão, Câmara Municipal de Guimarães, Grupo de "Promoção da Saúde em Meio Escolar" desta Escola e da respectiva Associação de Pais e Encarregados de Educação.

A palestra tem como orador o Dr. Pedro Cunha, do Hospital de Guimarães, e está marcada para as 21h00, na Sala de Convívio da Escola EB 2, 3 Egas Moniz.

Visita ao Centro de Ciência Viva de Vila do Conde

No dia 9 de Maio, o Grupo de Ciências Naturais, promove uma visita ao Centro de Ciência Viva de Vila do Conde.

A visita destina-se a alunos do 9.º ano e tem como objectivos, nomeadamente, contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos, proporcionar um espaço de aprendizagem diferente do da sala de aula e promover a cultura nas Ciências da Vida.

Geoculinária na Semana da Europa

Vertumnus (retrato de Rodolfo II), por Giuseppe Arcimboldo

Está a decorrer na Escola EB 2, 3 Egas Moniz a Semana da Europa. Trata-se de uma iniciativa que começou esta segunda-feira, prolongando-se até ao próximo dia 9, promovida pelos Professores de Geografia.

A Semana da Europa consiste na exposição de trabalhos realizados pelos alunos no âmbito daquela disciplina e num programa de Geoculinária: em cada dia da Semana da Europa, a cantina serve refeições típicas dos diversos países da Europa.

Com esta iniciativa pretende-se promover hábitos e costumes de outros países numa perspectiva multicultural.