quarta-feira, junho 20, 2007

Andando à volta de mim…

Estou suspirando a volta de um tema que se espera inteligente, interessante e de tal maneira surpreendente que todos ficassem tocados pela magia das palavras. Sim, porque eu acredito que a escrita tem um poder invisível, actua na mente e na memória colectiva, pode ser um instrumento de dominação ou transformada num instrumento de fraternidade…

A palavra tem histórias para contar, mas como não sou escritora, talvez (permita-me!), por momentos escrevente pretendo por entre o ruído e a pressa do quotidiano parar e lembrar que “…cada vez mais perdemos o ofício de pensar…”, usando as palavras do nosso Prémio Nobel, José Saramago.

Reparai! Estamos cercados pelos grandes dramas das capas das revistas, pela dor e sofrimento das derrotas da águia, do leão ou do dragão, no final de domingo; pelas infelicidades das princesas Lectizias, ou outras que não o sendo gostariam de o ser… e assim construímos fundamentos para o nosso mundo cujo horizonte não ultrapassa a família e os nossos amigos, esquecendo que um dia já adormecemos com a sensação de termos mudado o Mundo.

“Andando à volta de mim…” é, pois, um não tema que desejo multiplique a conversa, alargue ao Mundo os problemas que de tão globais parecem só nossos, deixando o nosso lugar no mirante, pois o desânimo é quase sempre uma rendição.

Pais, Professores, Funcionários, enquanto educadores, somos modelos. Ninguém é inocente. Não somos impunes, temos responsabilidades partilhadas nas conquistas e na construção dos projectos de vida dos nossos jovens.

A Escola, enquanto espaço de aprendizagens, de encontros, de partilha de saberes, deve ser um grito numa sociedade onde o Homem se recuse a ser miserável, resignado e infeliz!!

A Presidente do Conselho Executivo,
Bernardina Maria Santos Cardoso

Sem comentários: