quarta-feira, maio 09, 2007

O dia da Europa na nossa Escola

No dia 9 de Maio de 1950, Robert Schuman apresentou uma proposta de criação de uma Europa organizada, requisito indispensável para a manutenção de relações pacíficas.

Esta proposta, conhecida como "Declaração Schuman", é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia.

Actualmente o dia 9 de Maio tornou-se um símbolo europeu (Dia da Europa) que, juntamente com a bandeira, o hino, a divisa e a moeda única (o euro), identifica a identidade política da União Europeia. O Dia da Europa constitui uma oportunidade para desenvolver actividades e festejos que aproximam a Europa dos seus cidadãos e os povos da União entre si.

Também a nossa escola se associa à celebração do Dia da Europa, promovendo uma série de iniciativas organizadas pelo Departamento de Ciências Sociais e envolvendo a comunidade educativa.


Os símbolos da Europa:
bandeira
hino
divisa
o euro

2 comentários:

Anónimo disse...

Não há dúvida de que,quem entrasse na EB 2,3 Egas Moniz, ficaria impressionado ( e bem!) com o aparato das bandeiras, cartazes e placardes. Nota positiva portanto, para quem assim se esforçou por lembrar a muitos, ou a todos, a importância que teve, tem e continuará a ter a U E no nosso país e não só.
Mas, e isto é sabido, não há bela sem senão. Foi, pois necessário fazer algumas correcções, algumas parece-me que nem bem aceites, mas adiante,e fazer notar que ainda somos independentes da Espanha, por exemplo. Há, na exposição, outras minudências a corrigir, mas a minha ideia era apenas uma: numa escola, a preocupção com o científico, a exactidão, tem de ser um príncipio base ao qual todos devemos estar atentos. Não quero, com isto, dizer que não se erre na escola, pelo contrário, quero dizer que é preciso estar atento e corrigir o erro ... é assim que se aprende.
José Louro

Anónimo disse...

bom blog, informativo, parabéns.
adiciona-me:
http://livrariaorpheu.blogs.sapo.pt