quinta-feira, março 19, 2009

Dia do Pai

O "Dia do Pai" vai ser assinalado no Agrupamento de Escolas Egas Moniz.
No Jardim de Infância, a data vai ser assinalada com actividades desenvolvidas pelas crianças e os pais.
Na Escola EB 1 Santa Luzia, a efeméride vai ser comemorada com trabalhos alusivos à data.
Na Escola EB 2, 3 Egas Moniz, o "Dia do Pai". Vai ser comemorado com a elaboração de cartões e marcadores de leitura, com textos alusivos ao dia produzidos pelos alunos.

O retrato de Guimarães

O Curso EFA B3 do Agrupamento de Escolas Egas Moniz está a promover uma exposição denominada ‘O retrato de Guimarães’.
A inauguração da mostra decorreu no dia 16, pelas 21 horas e vai estar patente até ao dia 20. Paralelamente, tem decorrido actividades paralelas. Assim, no dia 17, pelas 21h00, houve uma oficina de olaria com o oleiro Snr. Menezes. No dia 18, pelas 21h00, uma oficina de bordadeiras d’A Oficina e ‘Lendas de Guimarães’, pelo Professor Capela Miguel.
Hoje, dia 19, pelas 21h00, haverá mostra de gastronomia típica de Guimarães, pela Pastelaria Clarinha e mostra de artigos de madeira, com os artesãos Snrs. Fonseca e Rodrigo.
Finalmente, no último dia da iniciativa, haverá a exibição de um grupo de cantares populares de Guimarães.

sábado, março 07, 2009

FEIRA DO LIVRO


Realizou-se a Feira do Livro, na semana de 2 a 6 de Março de 2009, na nossa Escola, dinamizada pelo Departamento de Línguas, com a colaboração da Biblioteca.
Os objectivos desta actividade foram os seguintes: - incentivar o prazer da leitura; - proporcionar o contacto com os livros; incutir o gosto pela aquisição e leitura de livros; contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos; desenvolver atitudes e hábitos de interesse cultural; saber estar na realização de um evento cultural.
Esta iniciativa contou com a participação/colaboração da Livraria Ideal, Livraria Mercado Azul, da Mobile shop (no dia 3 de Março), e com a presença da escritora Rosa Maria Saavedra, responsável pelo Serviço Educativo do Museu de Alberto Sampaio, e autora do livro “D. João I e Guimarães”, recentemente publicado. A autora encantou os presentes com o relato da história de D. João I e da sua forte ligação a Guimarães.
Em suma, esta iniciativa permitiu o contacto dos alunos com uma grande variedade de livros, todos com descontos especiais, despertando-lhes a curiosidade e o gosto pelo saber e esperamos que este projecto tenha incentivado o gosto e o hábito da leitura.

terça-feira, março 03, 2009

Projecto Escola-Electrão



O nosso Agrupamento de Escolas aderiu ao Projecto Escola Electrão, uma iniciativa que inclui uma acção de recolha de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE) entre os dias 2 e 9 de Março. Assim, todos os resíduos deverão ser depositados no contentor específico, Ponto Electrão, que se encontrará na Escola Egas Moniz na data indicada. As lâmpadas podem também ser depositadas, desde que inteiras, em caixas de cartão que se encontrarão junto ao Ponto Electrão. Quanto a REEE que não possam ser introduzidos no Ponto Electrão, por exemplo um frigorífico, uma máquina de lavar, serão objecto de recolha especial do operador logístico que estiver afecto à Escola.

As escolas que reunirem maior quantidade de equipamentos serão premiadas. Os prémios vão desde computadores portáteis, impressoras, câmaras fotográficas digitais, projectores, televisores, leitores de DVD, Magic/board projector, webcam, etc. Estes prémios permitirão equipar melhor a Escola e todos beneficiaremos.

A participação nesta campanha deverá ser encarada por todos como um dever de cidadania global de reciclagem e será, simultaneamente, uma forma de nos livrarmos dos REEE de uma forma ambiental correcta.