quinta-feira, abril 24, 2008

A nossa Escola

A Escola EB 2,3 Egas Moniz. Fotografia manipulada com o Paint.Net (uma ferramenta gratuita e muito prática para o tratamento de imagens).

segunda-feira, abril 21, 2008

Grande Concurso de Leitura Egas 08

O Grande Concurso de Leitura Egas 08 vai ter lugar no Agrupamento de Escolas Egas Moniz, de Guimarães.

Trata-se de uma iniciativa marcada para o próximo dia 23 de Abril, Dia Mundial do Livro, com início às 14h30 e terá a duração de 45 minutos.

O Grande Concurso de Leitura Egas 08, destinado a alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico, tem como objectivo estimular a prática da leitura, de uma forma lúdica.

O Concurso pretende avaliar a leitura de obras literárias pelos estudantes.

Foram seleccionadas as seguintes obras:

"Os Cinco na Ilha do Tesouro", de Enid Blyton e "A Fada Oriana", de Sophia de Mello Breyner Andresen.

A prova pretende avaliar os conhecimentos dos concorrentes sobre as obras seleccionadas.

O Júri é presidido por um elemento do Conselho Executivo, um Professor de Língua Portuguesa e um elemento do Grupo Dinamizador da Biblioteca da Escola.

Cada concorrente receberá um diploma de participação e os dois primeiros classificados, de cada um dos anos de escolaridade, receberão prémios em livros ou em software educativo.

terça-feira, abril 15, 2008

Orienta-te!

O Agrupamento de Escolas Egas Moniz esteve presente na primeira mostra de educação e formação, que se realizou no concelho de Guimarães, entre os dias 10 e 13 de Abril. Foi uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Guimarães, pela Sol do Ave – Projecto Despertar e pelos Agrupamentos de Escolas de Caldas das Taipas, Egas Moniz, João de Meira e de Pevidém.

Na “Orienta-te – Feira de Ofertas Educativas e Formativas” foram apresentados trabalhos desenvolvidos no âmbito dos Plano de Desenvolvimento Social para 2007 e 2008, que define como uma das linhas orientadoras melhorar os níveis de educação e qualificação e promover a aprendizagem ao longo da vida.

Esta feira foi um local de encontro para todos que nela participaram – jovens ou adultos, esperando-se que tenha contribuído para a definição das suas escolhas vocacionais ou profissionais.

Oficina de escrita com Luísa Costa Gomes

Prosseguiu, no passado dia 9 de Abril, a oficina de escrita e leitura com a escritora Luís Costa Gomes, na qual têm participado alguns alunos do 9.º ano da nossa escola, que têm vindo a trabalhar à volta de A Metamorfose, de Franz Kafka, onde se narra a história fantástica de Gregor Samsa, um caixeiro-viajante que se vê obrigado a suportar todas as despesas da família, e que, certa manhã, ao acordar cedo para o trabalho, constata que se transformou num escaravelho.

Esta iniciativa irá prosseguir com uma nova sessão, na qual serão apresentados os trabalhos produzidos pelos participantes.

quinta-feira, abril 10, 2008

Sentimento


Um vento de Abril
Cobriu a minha alma
Com o sofrimento de um mundo perdido

Encheu-me de dor e angústia
De tal modo grandes
Que me fizeram afundar
Num lago de sofrimento incalculável.

Tento erguer a cabeça e manter-me viva
Escondi-me de tudo e todos
Revestindo-me num estranho carácter irreconhecível.

No início funcionava na perfeição
Era um passarinho em tempo de Primavera
Que apesar de estar fechado no ninho,
Ninguém tentava libertá-lo.

Mas depois tudo mudou
Obrigaram-me a sair do ninho e aprender a voar
Mas sendo a ajuda tão falsa
Voltei a cair no mundo da escuridão silenciosa.

Agora tento sobreviver neste mundo
Aprendendo as regras do jogo
E procuro encontrar-me no mundo dos risos de criança.
Aluna do 3º ciclo da Escola Egas Moniz

terça-feira, abril 08, 2008

Oficina de escrita com Luísa Costa Gomes

A escritora Luísa Costa Gomes, estará na nossa Escola no próximo dia 9 de Abril, para dinamizar uma oficina de escrita e leitura , integrada no Projecto Artes na Escola, coordenado pela DGIDC (Direcção Geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular) que pretende fomentar o contacto entre professores-escritores e alunos de todo o país, através de um programa de actividades a desenvolver pelos escritores nas escolas.

Luísa Costa Gomes é Professora do Ensino Secundário e tem uma vasta obra literária, como contista, romancista, dramaturga, cronista. Publicou quatro romances, quatro volumes de contos, dois librettos, nove peças de teatro, entre as quais Nunca Nada de Ninguém, Clamor (sobre textos do Padre António Vieira), Duas Comédias, O Céu de Sacadura, peças que foram encenadas no ACARTE (Fundação Gulbenkian), Teatro Nacional D. Maria II, Teatro Nacional de S. João, Teatro Rivoli, Teatro Camões (ópera Corvo Branco, EXPO 98), Teatro Villaret, etc.. É também tradutora, tendo traduzido filmes, teatro e ficção. Dirige a revista Ficções (revista de contos).

Recentemente, publicou um romance intitulado A Pirata, onde ses narra a vida de Mary Read, que se lê como um romance de acção e aventura para todas as idades. Escrito com simplicidade e humor, A Pirata acompanha as etapas da curta vida desta mulher que nasceu em Inglaterra nos finais do século XVII e que, logo de início, viu o seu destino marcado pelo nascimento ilegítimo e a morte do meio-irmão, ainda bebé. Vestida e criada como rapaz, Mary Read alistou-se ainda muito jovem no exército da Rainha Ana e partiu para a guerra da Flandres, onde se distinguiu pela coragem e pela disciplina em várias campanhas militares. Mas a paixão por um soldado holandês e o fim temporário da guerra na Europa levaram-na a novas andanças e a novos horizontes.

A Pirata é uma biografia ficcionada da célebre Mary Read, uma das poucas piratas de que há memória. Conhece-se a história de Mary Read pela breve descrição que dela faz o Capitão Charles Johnson na História Geral dos Piratas. Sabe-se que ela nasceu em Inglaterra, que foi soldado na Flandres, que foi capturada na Jamaica com a tripulação do famoso Capitão Calico Jack Rackam e a sua amante, a terrível Anne Bonny. Condenadas à morte na forca, Mary Read e Anne Bonny viram a sentença adiada por estarem ambas grávidas. Mary Read veio a morrer na prisão, em Abril de 1721.

terça-feira, abril 01, 2008

A Nossa Escola em Vista de Pássaro

A Escola EB 23 Egas Moniz no Virthual Earth

A última actualização do Virtual Earth
passou a disponibilizar imagens das principais cidades de Portugal, em 3D com o Bird's Eye, que consiste em fotografias de alta resolução obtidas a partir de ângulos de 45 graus em relação ao solo. Guimarães também lá está.