terça-feira, outubro 30, 2007

31 de Outubro: Halloween, o dia das bruxas



O Halloween, nome original na língua inglesa, é um evento de cariz tradicional, que ocorre nos países anglo-saxónicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações pagãs dos antigos povos celtas.

Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain (pronuncia-se Sou-ein), celebrado entre 30 de Outubro e 2 de Novembro e marcava o fim do Verão (samhain significa literalmente "fim do verão" na língua celta).

O fim do Verão era considerado como ano novo para os celtas. Era pois uma data sagrada uma vez que, durante este período, os celtas consideravam que o "véu" entre o mundo material e o mundo dos mortos (antepassados) e dos deuses (mundo divino) ficava mais ténue.

Uma vez que entre o pôr-do-sol do dia 31 de Outubro e 1 de Novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês) acredita-se que assim se deu origem ao nome actual da festa: Hallow Evening -> Hallowe'en -> Halloween. Rapidamente se conclui que o termo "Dia das Bruxas" não é utilizado pelos povos de língua inglesa, sendo esta uma designação apenas dos povos de língua oficial portuguesa.

A relação da comemoração desta data com as bruxas propriamente ditas, terá começado na Idade Média no seguimento das perseguições conduzidas pela Inquisição, com o intuito de condenar os homens ou mulheres que fossem considerados curandeiros e/ou pagãos. Todos os que fossem alvo de tal suspeita eram designados por bruxos ou bruxas devendo ser julgados pelo tribunal do Santo Ofício e, na maioria das vezes, queimados na fogueira nos designados autos-de-fé.

Essa designação perpetuou-se e a comemoração do halloween, levada até aos Estados Unidos pelos emigrantes irlandeses (povo de etnia e cultura celta) no Século XIX, ficou assim conhecida como "Dia das Bruxas"

Bruxa, em sânscrito (língua clássica da Índia antiga), quer dizer “mulher sábia” ou sabedoria feminina, ou seja, deusa, mulher mágica, mulher = bruxa. Uma bruxa é geralmente retratada como uma mulher velha e acabada que é uma exímia manipuladora de Magia Negra. Uma das imagens mais famosas das bruxas é aquela em que fica sentada numa vassoura voadora.

Com a conversão ao cristianismo dos povos europeus, foi-se estabelecendo a partir dos Séculos IV e V o calendário litúrgico católico, surgindo as celebrações do dia dos fiéis defuntos e do dia de Todos-os-Santos, mitigando as referências às entidades pagãs, erodindo a popularidade da sua mitologia em favor da presença dos santos católicos.

domingo, outubro 28, 2007

No teatro: O Principezinho

Quando passam sessenta anos sobre a publicação de O Principezinho, de Saint-Exupéry, os alunos do segundo ciclo da nossa Escola vão ao Teatro Tivoli, no Porto, no próximo dia 14 de Novembro, assistir à peça que o encenador Filipe La Féria concebeu a partir daquela obra-prima da literatura infantil, com o objectivo de “aproximar o mundo deste autor eterno com as crianças, o seu público se sempre”. Para tal, a encenação socorreu-se das novas tecnologias do vídeo, da luz e do som.

Numa altura em que o sonho se afasta cada vez mais do quotidiano de cada um, Filipe La Féria afirma pretender, com este trabalho “apelar à imaginação das crianças que visitam o Teatro Politeama, para que o jovem público de hoje possa, em anos vindouros, ensinar os seus filhos os mesmo ideais e valores, para que as futuras gerações vivam num planeta mais solidário, mais sensível e mais feliz”.


O Autor: Antoine de Saint-Exupéry

Antoine-Jean-Baptiste-Marie-Roger de Saint-Exupéry (29 de Junho de 1900, Lyon - 31 de Julho de 1944, Mar Mediterrâneo) foi um escritor, ilustrador e piloto da Segunda Guerra Mundial.

Faleceu durante uma missão de reconhecimento sobre Grenoble e Annecy. A 3 de Novembro, em homenagem póstuma, recebeu as maiores honras do exército. Porém, o seu corpo e os escombros do avião nunca foram encontrados.

As suas obras foram caracterizadas por alguns elementos em comum, como a aviação ou a guerra. Também escreveu artigos para várias revistas e jornais de França e outros países, sobre vários assuntos, como a guerra civil espanhola e a ocupação alemã da França.

No entanto "O Principezinho" (1943) é a sua obra prima. Foi escrito durante o exílio nos Estados Unidos.

"O Principezinho" é uma obra aparentemente simples, mas, apenas aparentemente. É profunda e contém todo o pensamento e a "filosofia" de Saint-Exupéry. Apresenta personagens plenos de simbolismos: o rei, o homem de negócios, o geógrafo, a raposa, a flor, o vaidoso solitário e a serpente, entre outros. O pequeno príncipe vivia sozinho num planeta do tamanho de uma casa. No planeta havia também uma flor, uma formosa flor de grande beleza mas muito vaidosa. Foi a vaidade da rosa que fez entristecer o Principezinho e o levou a começar uma viagem que o trouxe finalmente à Terra, onde encontrou diversos personagens a partir dos quais conseguiu descobrir o segredo do que é realmente importante na vida.

É um conto muito belo e de uma deslumbrante poética que nos mostra uma profunda mudança de valores e nos ensina como nos equivocamos na avaliação das coisas e das pessoas que nos rodeiam e como esses julgamentos nos levam à solidão. Entregamo-nos às nossas preocupações diárias, tornamo-nos adultos de forma definitiva e esquecemos a criança que fomos. "O Principezinho" é uma obra eterna e um verdadeiro Património da Humanidade.

Entre as principais obras deste autor estão: "O aviador" (1926); "Correio do sul" (1929); "Voo nocturno" (1931); "Terra de homens" (1939); "Piloto de guerra" (1942) e "O Principezinho" (1943).

Leonardo da Vinci - O Génio

No dia 2 de Novembro de 2007, duas turmas do 8.º ano da nossa Escola irão visitar a exposição Leonardo da Vinci - O génio, que está patente no Pavilhão Rosa Mota, no Porto.

Segundo a organização da exposição, trata-se de uma mostra de dezenas de modelos, em tamanho real, construídos a partir dos desenhos de Leonardo da Vinci, como são exemplos a Bicicleta, o Submarino, o protótipo do Helicóptero ou o Quarto de Espelhos.

A exposição, já considerada uma das melhores a nível mundial, do momento, conta igualmente com reproduções das dez mais famosas pinturas do mestre, em tamanho real, assim como cópias de manuscritos, desenhos e anotações, o que permite, por exemplo, admirar o surgimento da perspectiva e detalhes dos planos de fundo em obras como a “Mona Lisa” e a “Última Ceia”.

Dividida em vários sectores: Máquinas Civis, Máquinas Terrestres, Máquinas de Guerra, Máquinas Aquáticas, Anatomia – Estudos, Arte e Máquinas de Voo; a mostra retrata as diversas facetas de um dos grandes génios da Humanidade.

Em paralelo, e para que o o público viva intensamente esta experiência, haverá ainda a oportunidade de assistir a um documentário sobre o autor e a sua obra, bem como realizar o baptismo de voo num balão de ar quente.

Todos os trabalhos presentes foram concebidos na Itália, por um grupo de artesãos e especialistas europeus coordenados por Modesto Veccia, presidente da Anthropos Foundation e referência mundial na pesquisa do legado “davinciano”."

“Leonardo da Vinci – O Génio” já viajou por vários países, tais como Rússia, Brasil e Estados Unidos, contudo é aqui no Porto, que se torna a maior exposição de todos os tempos, ao incluir diversas peças de da Vinci à escala real.

A exposição estará patente até 27 de Janeiro de 2008, todos os dias, entre as 10h00 e as 22h00, encerrando somente nos dias de Natal e de Ano Novo.

Objectivo 2012, ano 1

Com a designação para Capital Europeia da Cultura de 2012, a Cidade de Guimarães vê-se coloca-se perante um dos maiores desafios da sua história, para o qual se impõe um trabalho de motivação, preparação e formação que terá de ser iniciado desde já, no qual a Escola irá, necessariamente, desempenhar um papel fundamental.

Na decisão de 26 de Julho de 2006 do Parlamento Europeu e do Conselho (PE-CONS 3611/06), que institui a acção comunitária de apoio à manifestação designada por Capital Europeia da Cultura para os anos 2007 a 2019, na parte em que se refere à Cidades e Cidadãos, indica-se que o programa a desenvolver deverá ter como objectivos:

a) Promover a participação dos cidadãos que vivem na cidade e arredores, suscitando o seu interesse, bem como o interesse de cidadãos de outros países;

b) Ser sustentável e integrar-se no desenvolvimento cultural e social da cidade a longo prazo.

Neste contexto, o Agrupamento de Escolas Egas Moniz, ciente da sua responsabilidade educativa, cultural e social e do papel que também lhe cabe na formação de públicos e de agentes das diversas manifestações culturais, entendeu lançar o projecto Objectivo 2012, dirigido a toda a comunidade escolar, com o propósito de aprofundar o conhecimento da realidade histórica, patrimonial e cultural de Guimarães e da sua região, valorizando a diversidade presente na nossa identidade local e destacando os aspectos que a enquadram no espaço comum da cultura europeia.

No ano lectivo de 2007/2008, o tema proposto para este projecto tem como principal propósito aprofundar o conhecimento do património da Cidade de Guimarães (ruas, praças, casas, monumentos…), passando além da sua dimensão física, propiciando a (re)descoberta de uma cidade com história própria e com gente dentro, onde em cada pedra se encontram as marcas do tempo e em cada pessoa se encontra uma história de vida. A ideia é abordar do património indo um pouco para lá do granito, (re)valorizando a dimensão humana da cidade.

O que se propõe é que os alunos sejam motivados para desenvolverem, nomeadamente na Área de Projecto, trabalhos de pesquisa e conhecimento da cidade e do seu património. Para o efeito, o território da cidade, circunscrito à malha urbana do centro histórico e espaços confinantes, será dividida em zonas. Cada turma envolvida poderá tratar de uma (ou mais do que uma) dessas zonas, de modo a que, no final do ano, se encaixem como as peças de um puzzle que permita o conhecimento, em simultâneo, do todo e das partes que o compõem. Entre os aspectos que poderão ser tratados, contam-se a história das ruas e das praças, a sua toponímia, antiga e actual, descobrindo porque é que os sítios têm aqueles nomes, os edifícios que lá se encontram, as actividades desenvolvidas em cada lugar, as pessoas que lá moram, as tradições que se contam, etc. Para cada área a trabalhar será disponibilizada uma listagem de bibliografia e outros materiais de trabalhos eventualmente úteis, além do acompanhamento científico, sempre que se entenda necessário.

Os resultados a apresentar por cada turma poderão assumir as mais diferentes formas e suportes (mais importante do que o produto final a concretizar, será o conhecimento obtido por cada um dos participantes como resultado deste projecto). No entanto, fará sentido realizar algo que dê visibilidade ao conjunto do trabalho realizado. Por exemplo, um roteiro da cidade, uma publicação, uma exposição, etc.

Nesta iniciativa, contaremos com a colaboração das entidades ligadas ao turismo e dos museus da cidade.

segunda-feira, outubro 22, 2007

Pobreza Zero

Ainda há, no planeta que nos coube, gente que acredita em causas. Ainda há, neste planeta azul, que, diz o meu filho de 5 anos, devia ter outro nome, pessoas que se preocupam com os outros. Ainda existem, neste mundo que é o nosso e que, nós todos, tão mal tratamos, visionários da esperança que lutam para que o futuro seja outro, melhor, mais solidário, mais limpo, menos pobre, com menor mortalidade infantil, com água potável para todos, com escolas onde se possa aprender e ter mais oportunidades de viver uma vida mais digna e, se possível, mais feliz.

Esses que pensaram propor 8 grandes objectivos de desenvolvimento para o nosso milénio e, através de várias iniciativas, atingi-los, entenderam que o primeiro fosse a luta contra a pobreza – e vocês nem imaginam quantos pobres há no mundo e eu apenas tenho uma pequena ideia! O Agrupamento de Escolas Egas Moniz entendeu colaborar na iniciativa de uma forma singela, mas ao nosso alcance: vender 800 pulseiras brancas – símbolo desta causa – e enviar o dinheiro (800 euros, se AS VENDERMOS TODAS!) para a organização a que se associaram organizações como a Amnistia Internacional, a Oikos, a Quercus, os Médicos do Mundo.

O dia 17 de Outubro será assim o Dia Mundial Contra a Pobreza. A proposta que vos faço é simples: colaborem na iniciativa da escola e do agrupamento, e mais importante, não desperdicem nada e procurem ajudar aqueles que ao vosso lado têm necessidade.
Mais informações: www.PobrezaZero.org

José Manuel Louro – Biblioteca da Escola Egas Moniz

quinta-feira, outubro 18, 2007

Esperança


Tenho a meu favor,
O brilho dos teus olhos,
Meu amor!

Tenho a meu favor,
As tuas mãos claras e sinceras,
Meu amor!

Tenho a meu favor,
Os teus ternos braços
Que me dão abraços,
meu amor!

José M. S. Louro